SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um grupo de clubes da Séries A e B anunciou nesta quarta-feira (21) que não irá participar da eleição para a presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no domingo (25).
A decisão é um protesto contra a condução da votação. A informação foi divulgada em uma nota assinada por representantes do América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
“O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade”, diz o comunicado. “Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente”.
Os representantes dos clubes disseram ainda que estarão prontos para conversar com a nova gestão para debater como mudar o processo eleitoral e apresentar outras demandas.
Samir Xaud, 41, é candidato único na eleição que vai definir o novo presidente da CBF.
A data da eleição foi determinada por Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, nomeado interventor na confederação após o vácuo deixado por Ednaldo Rodrigues, 71, afastado da presidência por decisão da Justiça do Rio de Janeiro.