- Publicidade -
- Publicidade -
17.1 C
Balneário Camboriú

Proposta sugere que estados e municípios sejam obrigados a investir 3% do orçamento em políticas para idosos

Esta foi uma das sugestões aprovadas na Conferência da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú, que será levada à Conferência Estadual e Nacional

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Faltará água em toda Camboriú nesta quinta-feira

Texto baseado em aviso da concessionária Uma manutenção preventiva na rede de distribuição de água de Camboriú poderá afetar o...

Acordo com promotoria de Balneário Camboriú não garante internação compulsória de moradores de rua

O acordo judicial firmado pela prefeita Juliana Pavan com o Ministério Público, na última segunda-feira, não garante a internação...

Acidente gerou congestionamento no trânsito de Balneário Camboriú

Aconteceu um acidente de trânsito, por volta de 15h desta quarta-feira (21), na Avenida Martin Luther, no Bairro das...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, disse que a 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, realizada no Univali, nesta quarta-feira (21), foi marcada pela grande participação do público (mais de 300 pessoas), pelo debate e pela definição de desafios futuros ligados à pessoa idosa.

Várias propostas foram aprovadas, tanto em caráter municipal quanto para serem apresentadas na Conferência Estadual.

Entre as propostas, o secretário destacou uma de sua autoria, que será levada à Conferência Estadual e Nacional, para aprovação de um projeto de lei, que será encaminhado ao Congresso e à Presidência da República, para que estados e  municípios em a ter a obrigação de investir no mínimo 3% dos seus orçamentos na política direcionada ao idoso.

“A justificativa é que os idosos representam hoje uma grande parcela da sociedade, em nível nacional beira 15% e em municípios com boas condições de vida como Balneário Camboriú, já chegamos a 19% da população representada por idosos. As pessoas estão vivendo mais e precisam viver melhor e para viver melhor, elas precisam de investimentos públicos para criar estas condições,  seja na área da saúde, assistência social, transporte, moradia, dignidade, mobilidade e tudo isso requer investimentos”, disse Claudir.

O secretário fez um comparativo com os investimentos obrigatórios pela Constituição, que determina que estados e municípios invistam 15% do seu orçamento em saúde e 25% em educação.

“A nossa rede municipal de ensino, por exemplo, tem 16 mil alunos e o IBGE, nos atribui 26 mil idosos em Balneário Camboriú, mas acreditamos que a de 30 mil. Então os idosos têm uma grande carência de investimentos e esta defesa que vamos fazer – e forte – num movimento que inicia em Balneário Camboriú, com certeza será abraçado pelo Estado e nós levaremos isso para um debate nacional”, afirmou o secretário.

Divulgação/PMBC

Organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa com apoio da Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), a abertura da conferência reuniu autoridades políticas e pessoas engajadas com os direitos da população idosa.

“Balneário Camboriú é uma cidade que, na prática, já mostra que é um destino certo também para todas as idades. A cidade construiu isso lá atrás e vem fortalecendo cada vez mais esse cuidado e zelo com os idosos. Essa sexta conferência visa fortalecer ainda mais essa troca de saberes, que é fundamental para que possamos aprimorar ainda mais as políticas públicas direcionadas aos idosos”, destacou a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan.

O grupo Balanço das Ondas apresentou a coreografia ‘Jeannie não é apenas um gênio’, uma das três selecionadas para o Festival de Dança de ville (Divulgação/PMBC)

“É de extrema necessidade essa conferência para conferir a realidade do idoso de Balneário Camboriú e ver as propostas que podem ser ampliadas, melhoradas e vindas em torno da pessoa idosa. É a vez do idoso ter a sua palavra ouvida, palavra de reivindicação, de reconhecimento e também um dia de consagração”, comentou a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Mariza Farias de Liz. 

- Continue lendo após o anúncio -

Durante a Conferência foram escolhidos os delegados Claudir Maciel (secretário da Pessoa Idosa) e Mariza De Liz (presidente do Conselho da Pessoa Idosa). Eles representarão a cidade na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas