- Publicidade -
15.6 C
Balneário Camboriú

ESTUDOS SOBRE JORGE AMADO 3gh46

Enéas Athanázio
Enéas Athanázio
Promotor de Justiça (aposentado), advogado e escritor. Tem 60 livros publicados em variados gêneros literários. É detentor de vários prêmios e pertence a diversas entidades culturais. Assina colunas no Jornal Página 3, na revista Blumenau em Cadernos e no site Coojornal - Revista Rio Total.
- Publicidade -
- Publicidade -

O escritor e jornalista baiano Paulo Tavares estudou a fundo e com olhos de ver a volumosa obra de Jorge Amado e produziu dois livros importantes para quem pretenda se aprofundar no assunto. Trata-se de “O baiano Jorge Amado e sua obra” (Editora Record – Rio – 1980) e “Criaturas de Jorge Amado” (Livraria Martins Editora – S. Paulo – c/1980). Embora sejam livros bastante antigos, não são difíceis de obter. Ambos foram publicados em edições esmeradas. 4f232x

Jorge Amado é o escritor mais lido no Brasil e em Portugal e foi traduzido para 39 idiomas diferentes. Muitos de seus personagens se popularizaram de tal forma que aram a integrar para sempre o imaginário nacional. Não satisfeito com essas informações, Paulo Tavares foi a fundo e procurou registrar o exato número de leitores, as edições dos livros, suas tiragens e vendas e tudo mais que pudesse fornecer um mapa real dos que leem o baiano aqui e alhures. Ele abre o volume com minuciosa cronologia biográfica do romancista, relação dos prêmios e distinções recebidos e uma completa bibliografia. Como se vê, um trabalho hercúleo se levarmos em conta a amplidão da obra e a constante atividade do escritor. Em seguida o ensaísta faz breve análise de cada um dos romances, dos contos, das biografias, poesia, biografia, teatro, viagens, guias, infanto-juvenil, coautorias e adaptações. Segue-se uma relação completa da bibliografia sobre Jorge Amado; O volume se fecha com uma entrevista do romancista, algumas crônicas e textos esparsos e, por fim, manifestações sobre sua obra, estilo, processo criativo e outros aspectos de sua escrita. A relação dos países onde tem sido publicado completa o ensaio. Entre eles estão países remotos, como Eslovênia, Estonia, Letônia, Mongólia e outros. Fico pensando como ficariam os baianos de Jorge Amado nas línguas desses países. Como se conclui, é um trabalho completo e único, consagrador do autor focalizado e que recompensa uma vida inteira de lida com as letras. Paulo Tavares realizou uma obra justiceira.

O segundo livro mencionado é ainda mais ambicioso. Trata-se de autêntico dicionário da imensidão de personagens e figuras que povoam a obra de Jorge Amado e cada um deles acompanhado de uma síntese biográfica ou resumo pessoal para bem informar o leitor. O livro contém 2466 verbetes, em ordem alfabética, abordando as criaturas nominadas e binôminas, anônimas designadas por suas características e a relação de personagens reais ou lendários citados na obra amadiana. Considerando que existem muitas figuras com o mesmo nome, é de imaginar o trabalho do autor para individualizá-las. Os personagens mais notórios merecem mais dados, como Gabriela, Dona Flor, Vadinho, o comandante Vasco Moscoso de Aragão, Tieta e outros tantos. A figura marcante de Damião, matador profissional que obedecia às cegas as ordens do patrão e, no entanto, tinha alma de criança, é muito bem descrita.  O livro foi premiado pela Academia Brasileira de Letras (ABI).

Os livros de Paulo Tavares mereceram edições aprimoradas. O primeiro deles reproduz excelentes fotos do romancista em família e com várias personalidades, como Pablo Neruda, Anna Seaghers, Jean-Paul Sartre, Ferreira de Castro, Oscar Niemeyer, o editor Alfredo Machado e Paulo Tavares. Também posando com a inseparável Zélia e na posse na ABL que provocou muitas críticas negativas. Para completar, ele próprio exibindo “sua cara de turco.”

Já o segundo traz interessante introdução do autor comentando obras semelhantes feitas na literatura universal e reproduz impressionantes ilustrações de autoria de Frank Schaeffer, Renina Katz, Carlos Scliar, Di Cavalcanti, Santa Rosa, Clóvis Graciano, Goeldi, Mário Cravo, Aldemir Martins, Darcy Penteado, Poti, Caribé, Floriano Teixeira e Glauco Rodrigues para várias obras dp baiano. A bela capa é de Caribé. 

Jorge Amado foi o escritor brasileiro que alcançou o maior destaque e renome universal e sua obra levou o Brasil a todos os cantos do mundo. Merece mais que ninguém todas as homenagens dentre as quais estão os trabalhos aqui comentados.

Antes de falecer, o escritor Enéas Athanázio enviou ao Página 3 diversos artigos de sua autoria, que serão publicados semanalmente.
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram

Últimas do mesmo autor 16264u

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -